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Muitas empresas e equipamentos prometem fazer cambagem de eixo dianteiro de caminhão, até a onde isso é verdade.
A cambagem de um eixo dianteiro é encontrada em um ponto específico da manga de eixo, desta forma exercendo pressão no eixo, não estamos fazendo cambagem, estamos alterando o KPI.
KPI ( King Ping Inclinations) - Inclinação do pino rei: Este ângulo se refere ao grau existente em um pino que prende a manga de eixo ao eixo, quando este esta dentro da medida recomendada pelo fabricante. Os rolamentos recebem carga ideal de pressão para desgastarem por igual, sem perdas precoces.
Nos serviços de cambagem em geral, altera-se o KPI, desta forma tem-se a impressão de fazer cambagem.
Na verdade ao alterar o ângulo de KPI, esta ação altera a zona de peso dos rolamentos do cubo de rodas. Estes por estarem fora de seu ponto ideal, se desgastam precocemente e reduz a sua vida útil.
Então o que fazer...
Quando existe uma cambagem de um eixo de caminhão fora de medida original de fabrica, deve-se trocar a manga de eixo ou verificar os embuchamentos que por estarem desgastados podem alterados provocam leituras erradas.
Vendemos este mancal de retificação em nossa loja virtual:
NIRETIFF, base retificadora
Provocar este ajuste indiscriminadamente, empenando o eixo dianteiro é reprovável.
No caso das oficinas que tenham equipamentos que não diferem as leituras de camber e KPI, devem adquirir novos equipamentos ou fazer treinamentos de especialização com seus operadores.
As praticas descriminadas deste tipo de serviço atentam para segurança dos veículos, seus condutores e todos que trafegam nas estradas.
KPI
Inclinação do pino mestre (ou eixo de direção)
é o ângulo medido entre a linha de centro do
pino mestre e a posição vertical (como visto da
frente do veículo). A inclinação do pino mestre e
o ângulo do camber coloca aproximadamente o
centro da banda de rodagem do pneu em contato
com o solo. Isso reduz os esforço de giro da
direção e melhora a estabilidade direcional.
Use um equipamento de alinhamento para verificar
o ângulo de inclinação do pino mestre. Veja
o procedimento do fabricante do equipamento.
A inclinação do pino mestre não é ajustável. Se
a inclinação não estiver com o ângulo especifcado,
verifique se a viga do eixo ou a ponta de
eixo não estão danificados. Faça manutenção
se necessário.
Camber
O ângulo do camber não é ajustável.
As fabricas não recomendam mudar
o ângulo do camber ou curvar
a viga do eixo. Se a viga do eixo for
curvada para se mudar o ângulo
do camber, a resistência do eixo é
reduzida e a garantia é anulada.
O eixo pode ser danificado. Um eixo
danificado pelo entortamento da
viga pode causar acidentes e consequentes
danos pessoais.
Camber é o ângulo do pneu com o respectivo
chão. O camber é positivo quando a distância
entre o topo das rodas é maior que que a
distância da base do pneu. A criação de um
pequeno camber positivo é feita na ponta de
eixo, porque o camber muda de acordo com a
carga. Isso resulta em ângulo de camber zero
quando o veículo opera com carga normal.
Se o camber estiver mais que 1 1/2 grau fora
do especificado, ocorrerá desgaste dos pneus.
Pneus diagonais mostram mais facilmente o
excesso de camber, enquanto que nos pneus
radiais este excesso não é tão evidente.
Se o problema é grande com camber, com caster é ainda pior.
Se estas imagens já arrepiam, imagine como ficam as produzidas por desempenos de cambagem executadas pelas estradas por aí.
Vigas torcidas não tem concerto, por isso que a avaliação correta deverá ser realizada para que os efeitos sejam satisfatórios.
Os pneus se desgastem perfeitamente e ninguém se acidente.
Já a cambagem de eixo traseiro é viável, pois as cargas dinâmicas exercidas axilamente na vertical são muito grandes.
Nas duas fotos acima vemos exatamente este problema, um eixo trativo que por conta de algum acidente empenou casando uma cambagem irregular e passiva de desempeno.
Sendo avaliada por um equipamento capaz, conferido regularmente e por pessoa capacitada. Poderá ser facilmente desempenado por equipamento próprio de desempeno, sendo respeitado um método de conservação das propriedades mecânicas dos materiais.
Assunto abordado em RESMAT nos cursos de alinhamento e desempeno de eixos, ministrado por Cursos Nillo.