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Alinhamento e balanceamento de caminões e carretas

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Cursos de alinhamento

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Se você acha que em automóveis, vans e pick-ups só se alinha o eixo da frente...... xiiiiiiii. Faça um curso de reciclagem, a maior causa de desgaste dos pneus dianteiros se inicia na traseira.
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Este curso será realizado nas instalações do BTS, da Garantia Total Reformadora no Rio de Janeiro, no bairro de Deodoro.


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Eixos corridos x chassis empenados



Pois é, isso nunca é feito. Tem muito profissional de alinhamento que despreza esta questão ou nem sabe que existe.
Assim o eixo traseiro estaria certo.
 Assim desgasta os pneus dianteiros, você sabia?
 Assim estariam os dois eixos corridos, o dianteiro é um set back, já o traseiro é um ângulo de impulso.
 Aqui já seria a comparação de um chassis correto e um chassis empenado, é fácil notar as diferenças de eixos corridos para chassis empenados.
O fato é que todos estes exemplos desgastam os pneus, e nos dias de hoje o grande diferencial de sucesso, é o conhecimento!
Saiba avaliar, corrigir e se destacar no mercado.
Cursos Nillo.


Curso presencial, realizado no Rio de janeiro.
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O valor do curso é R$2.000,00 por pessoa.

Performance

Performance
O ajuste da pressão nos seus pneus pode parecer algo banal, mas como todo motorista sabe, trata-se de uma forma simples de aumentar o desempenho do seu veículo durante as curvas.Pressões elevadas aumentam consideravelmente a reposta nas curvas, diminuindo as derrapagens. Entretanto se o pneu estiver muito inflado ele sairá da posição central, perdendo assim superfície de contato com a pista.

Como se faz um pneu

Brincando com a suspensão veicular

A Perucagem

A recapagem, a recauchutagem e a remoldagem são reformas de pneus normatizadas pelo Inmetro. Mas existe uma reforma muito praticada no Brasil, que dizem alguns motoristas, reduzem os custos do transporte.
As carcaças dos pneus, são adquiridas como sucatas, são raspadas e preparadas para receber outra banda de rodagem (superfície do pneu que tem os frisos). As carcaças dos pneus com bandas boas, com frisos acima de 10mm de sulco, mais com a carcaça danificada,são selecionadas para este fim. È retirado o escalpo deste pneu e é aplicado sobre a carcaça anteriormente selecionada, que passa pelo processo re-colagem normal de outra reforma.
O problema, é que não se atenta quanto ao peso, tipologia da carcaça ou da banda de rodagem, o que potencializa o peso e as condições de trabalho e durante a performance de trabalho do pneu no solo, este, perde em refrigeração da carcaça, estrutura, trabalho mecânico e estouram ou causam acidentes com conseqüências mais graves.

Direção Hidráulica e Mecânica


Direção Hidráulica: Tem a finalidade de reduzir o esforço necessário para o motorista esterçar as rodas. Foi idealizada para automóveis principalmente nos casos dos infartados que para não forçarem os braços na região do coração, se cansam menos ao esterças o volante.Funciona por meio de um sistema hidráulico sob pressão que regula o movimento de um pistão em função do ângulo de rotação do volante e da velocidade com que a manobra é realizada. Reduz o desgaste de pneus e prolonga a vida útil das peças agregadas.

Direção hidraulica

Direção hidraulica
Este conjunto é o mais convencional, compõe-se de uma cremalheira , trata-se
de uma barra com dentes em uma de sua superfícies, dentro de um alojamento metálico chamado caixa de direção, este componente é esterçado de um lado
para o outro por um eixo normalmente chamado pinhão ou setor.
Este tem dentes de formato trapezoidal ou retos, orientados na posição reta , transversal ou helicoidais. Este setor trabalha em cima da cremalheira, por ele ficar em um alojamento fixo e a cremalheira ficar em um que dispõe movimentos laterais.
Desta forma são feitos os comandos para direção.

Direção mecânica

Direção mecânica

Balanceamento

Todo conjunto rodante instalado no veículo está sujeito a desequilíbrios que influenciam o desgaste normal do pneu e do conforto ao dirigir, além de reduzir a vida útil dos rolamentos, dos amortecedores e elementos da suspensão e direção do veículo. Os inconvenientes dos desequilíbrios são corrigidos através da operação de balanceamento dos conjuntos rodantes e manutenção preventiva, corretiva e preditiva dos componentes.

Trepidação na direção " XIMMY"

Muita teoria se tem no chamado XIMMY, ou por muitos chamado chimbre, direção trepidando, soltando pipa, dando pulinho, socando, tremendo, instável, entre tantos outros sinônimos.
A grande verdade, é que as origens deste problema demanda de uma série de questões que vamos estudar nos cursos que ministramos. Ja temos ai no site, um demonstrativo de desgaste.
Tambem já temos o estudo das caixas de direção, conhecendo estes dois modelos básicos, ja podemos avaliar alguns defeitos.
Vamos conhecer alguns outros componentes que fazem parte deste conjunto, que por um motivo ou outro, causam desconforto ao dirigir, além de outros componentes.

Desiquilíbrio Estático

Desiquilíbrio Estático
O desequilíbrio estático resulta num comportamento análogo ao de uma roda excêntrica, já que o setor mais pesado do conjunto roda/pneu/protetor/câmara de ar dará golpes contra o solo a cada volta da roda, permitidas pelo curso da suspensão. As trepidações do desbalanceamento estático são até certo ponto absorvidas pela suspensão, contudo poderão causar desgastes mais acelerados do rolamento do cubo e amortecedores.

Desiquilíbrio Dinâmico

Desiquilíbrio Dinâmico
O desequilíbrio dinâmico produz uma alternância do pneu no curso do sistema de direção, resultando num linchamento da rodagem contra o solo em dois pontos, a 90º do setor desbalanceado. Mesmo que este desbalanceamento, devido às absorções do sistema de direção, não chegue um ximmy perceptível ao volante, causará um desgaste mais acelerado dos terminais de direção e rolamento do cubo. O conjunto de rodas, após ser montado e instalado no veículo, está sujeito a desequilíbrios que se traduzem em vibrações, afetando o desgaste do pneu e o conforto, além de reduzir a vida útil dos demais componentes do automóvel, como amortecedores e outros elementos da suspensão. O balanceamento tem por finalidade compensar estes desbalanceamentos de massa nos pneus e aros (e outras peças giratórias), de maneira a impedir o surgimento de vibrações. Há dois tipos de desbalanceamentos: o dinâmico e o estático. Desbalanceamento estático Esse tipo de desbalanceamento resulta em um comportamento análogo ao de uma roda excêntrica, já que o setor mais pesado do conjunto roda/pneu/protetor/câmara dará golpes contra o solo a cada volta da roda. As trepidações que este desbalanceamento causam são até certo ponto absorvidas pela suspensão, mas tendem a causar um desgaste mais acelerado dos rolamentos do cubo e amortecedores. Para realizar o balanceamento estático, pode-se usar uma balanceadora local. Desbalanceamento dinâmico O desbalanceamento dinâmico produz uma alternância do pneu no curso do sistema de direção, resultando em um esmerilhamento da rodagem contra o solo em dois pontos, a 90 graus do setor desbalanceado. Este tipo de desequilíbrio causa um desgaste mais acelerado dos terminais de direção e rolamentos do cubo, além de gerar trepidações no volante, o que é conhecido como "shimmy". Para realizar o balanceamento dinâmico, que é sempre o mais indicado, deve-se usar uma máquina de coluna.