INSCRIÇÕES APENAS PELA INTERNET,


Ligue e receba informações de como proceder.


Telefones: - (21) Nextel WhatsApp (21)96469-9478


Faça seu curso On line, nas suas horas de folga em sua residência ou trabalho.
Curso teórico com consulta exclusiva com o professor Nillo.
faça sua inscrição (21)96469-9478

Alinhamento de direção de leves..........R$550,00
em breve...
Alinhamento de direção de pesados.....R$650,00
Alinhamento de chassis de pesados....R$850,00
Alinhamento de monoblocos..............R$550,00
Mecânica automotiva básica..................R$550,00
Mecatrônica automotiva.........................R$550,00
Freio, suspensão e direção......................R$550,00

Acesso exclusivo ao dicionário de mecânica

Se você ainda faz cambagem com Cyborg - kit hidráulico...
Atualize-se
Aprenda a fazer procedimentos corretos de cambagem, fazendo amortecedores e balanças terem regulagens.
Aprenda a fazer caster, cambagem e convergência traseira. Saiba como acertar a geometria do veículo.
Saiba a diferença de alinhamento e geometria.
Ta com duvidas?
Venha se atualizar e trabalhar corretamente.

Alinhamento e balanceamento de caminões e carretas

Alinhamento e balanceamento de caminões e carretas
Não fique fora dessa, o Cursos Nillo no Rio de Janeiro esta realizamndo agora em maio um curso que vai marcar sua careira. Ficar fora dessa é furada, inscreva-se e garanta seu futuro. Seja um alinhador de veículos pesados profissional, com certificado e qualificado para trabalhar em qualquer seguimento. em seu próprio negócio, em concessionárias, postos de molas, empresas de onibus ou transportadoras.

Cursos de alinhamento

Cursos de alinhamento
Se você acha que em automóveis, vans e pick-ups só se alinha o eixo da frente...... xiiiiiiii. Faça um curso de reciclagem, a maior causa de desgaste dos pneus dianteiros se inicia na traseira.
Próximos cursos:

Maiores informações ligue -

WhatsApp(21)96469-9478


Curso de alinhamento de veículos leves

Vagas limitadas, apenas 5 alunos por turma.
Os valores são individuais


Alinhamento de chassis de caminhões confirmado!!




Forme-se em operador de alinhamento de chassis de caminhões e carretas, único curso de formação do gênero no Brasil

Vagas limitadas.

Alinhamento de veículos leves.

Em apenas 4 dias, são apenas 5 vagas.




Hotel a R$85,00 por pernoite, almoço e jantar R$90,00 por dia

Saiba como regular o camber sem usar kit de empenar a coluna direção;
Como regular o caster sem usar kit hidráulico em empenar as balanças;
Saiba como alinhar o volante de carros com (air bags), sem retirar o volante;
Saiba como regular o ângulo de impulso;
Saiba como detectar os empenos de monoblocos que interferem do alinhamento dos carros de passeio e como os solucionar...

Cursos Nillo

Com alinhadores, digitais, computadorizados ou a laser.

Curso livre de formação em Alinhador de veiculos leves ou pesados;

Curso de desempenador de eixos;

Controller de manutenção ou pneus;

Freio, suspensão e direção;


Valor único R$1550,00 duração de uma semana, apostila, CD com informativo dos fabricantes e certificado.

Aprenda a regular os ângulos de geometria de direção, Caster, camber, convergência, centralização de direção, ajuste de volante, ângulo de impulso, regulagem de molas, rebaixamento de veículos entre muitos outros temas.

Aprenda a regular qualquer automóvel, pick-ups ou vans, nacionais ou importadas. Apostilas de alinhamento, metrologia e balanceamento + CD com informativos dos fabricantes e Valores de ângulos de alinhamento , já incluso no valor.

Certificado de conclusão, aulas no período de diurno de 8:30 ás 16:30 de segunda a quinta feira. Turmas nesta modalidade será realizado em 4 dias, inscrições no local no horário comercial, taxa única não aceitamos cheques.


hotel próximo da empresa pernoite R$85,00 a diária.

Almoço em média R$90,00 por dia.




Curso de alinhamento e balanceamento

de caminhões



Inscrições abertas, valor do curso R$1450,00 informe-se, poucas vagas.
Este curso será realizado nas instalações do BTS, da Garantia Total Reformadora no Rio de Janeiro, no bairro de Deodoro.


Aproveite e se forme...

Teremos alinhamento de eixo dianteiro,

traseiro, suspensões Thandem

trucado

Toco

Bolsa de ar


Balanceamento de rodas, ajuste de

caster, verificação de KPI ''eixos

dianteiros empenados'', cambagem,

noções de chassis empenados e

visitação a recauchutadora da empresa.

Não perca esta excelente oportunidade,

vagas limitadas.



e-mail-nilloequipamentos@hotmail.com

Pague com:


WhatsApp

Geometria de caminhões




 
Quando se fala em geometria de direção de caminhões, temos que falar em performance e resultados.

Performance de utilização do caminhão, carreta ou onibus ante ao seu uso sem perder a sua característica, transportar.

Resultados bem, este terá que ser um misto de redução de consumo de combustível e pneus.

 
Muitos profissionais do ramo vendem serviços a frotistas e prometem esta façanha, e nas promeças são incluidas coisas que não dependem diretamente de sua ação e normalmente por não alcançarem seus objetivos, são trocados por outros que fazem novas previsões.
 
Tenho por experiência a convicção,que poucos são realmente preparados para executar o que prometem. Muitas vezes mau sabem incluir o principal interessado na questão,  o empresário.
 
Estando o empresário que é o principal lesado nesta questão, envolvido diretamente com a questão as decisões poderam ser tomadas.
 
 
Sendo nomeado pelo empresário o executivo de economia de pneus e combustível, o empresário ciente que para economizar terá que estar comprometido com os resultados e pronto para agir nos vetores indicados por este consultor, o trabalho poderá ser iniciado.
 
Temos que ter conhecimento que este serviço atuará na redução do custo atual, mais esta redução esta vinculada a mudanças e gastos iniciais. Estas mudanças podem incomodar alguns setores e neste caso a presença do diretor da empresa é fundamental.
 
 
 
 
É imprescindivel que este consultor promova reuniões e treinamentos com todos os níveis hierarquicos envolvidos, desta forma ele terá a ajuda e compreensão dos colaboradores.
Seu papel ali tem que ser bem claro e este deve ser explicado para o sucesso desta consultoria, o consultor esta ali para somar e alcançar resultados. Assessorar a chefia, gerencia, operaodores unir a empresa para alcançar os resultados expressivos onde todos irão ganhar.


Conhecendo nossos iténs de trabalho.

Alinhamento ou Geometria?

Alinhamento de direção é o ato de colocar os eixos paralelos entre si, um na frente do outro, sem que estes façam trajetos opostos.

Geometria chama-se o ajuste dos ângulos que envolvem os mecanismos da caixa de direção e seus agregados, todos as peças devem ser ajustadas para que funcionem perfeitamente.


Cambagem

Engana-se quem pensa que ao levar seu caminhão em um truck center e detectado a cambagem errada, pode-se desempenar por meio hidráulico.  A cambagem do caminhão é localizada na manga de eixo, quando esta empenada, troca-se a manga, se esta fora de medida ainda pode ser problema de embuchamento folgado.
Fazer cambagem em caminhões é trocar a manga de eixo, de outra forma não é possivel.

KPI - King Ping Inclination ou Inclinação do pino mestre

O ângulo indica quando forra de medida, que o eixo esta empenado. Pode ser desempenado com auxilio de força hidraulica, existem equipamentos próprios para este fim.
Não podemos confundir cambagem com KPI, desgastam pneus da mesma forma, porém fazendo a cambagem atravez do KPI, estaremos provocando a redução da vida dos rolamentos dianteiros.




Caster

Este ângulos permite que ao conduzir um veiculo em uma curva, o volante tende a girar sozinho ao sair da curva.
Em alguns casos se diferente de um lado para o outro, identifica que o eixo esta torcido.



Giro máximo

Ângulo que mede o máximo de exterção de uma roda ao ser girada, caso este estever desregulado o pneu poderá ser danificado ao roçar contra peças da suspensão;

Convergência




Pneus

Suspensão

Os tensores tem divrsos tamanhos e formatos, as veses são fixos e em outras são rosqueáveis permitindo regulagens.
 
Os conjuntos de eixos com tendo tres unidades é capcitado para transportar 25 tons, podem ser compostos por molas elipticas ou folies de ar.



Suspensão pneumatica fixa, suavisa o rolamento dos pneus permitindo um rodar mais suave.
 
Este tipo de componente deu um nome as carretas que o compõe ( Wanderleia), isso porque  o eixo tem giro livre. São muito utilizados em carretas com grandes extensões e eixos distanciados, permitindo maiores condições de manobra.

 
 
Suspensão Tanden utilizada em caminhões com acentuada força de tração.



Kit de suspensão para trucar caminhões (truck) em Ingles significa caminhão, no Brasil adaptamos chamar o caminhão com um único eixo de toco, e os de dois ou trei eixos de trucado.

Maiores informações sobre este assunto, solicite-nos uma consultoria.
 
Tipos de caminhões

Lei da balança







Especificações de Carga e Cálculos

O conjunto da carroceria e a carga nela contida sobre o chassi do caminhão é chamada Carga Útil +Carroceria.

Cada modelo de caminhão tem sua capacidade de carga útil + carroceria especificada e legalmente  registrada, como característica do projeto.

Para os cálculos da distribuição da carga útil + carroceria entre os eixos dianteiro e traseiro(s) do caminhão, consideramos a carga como homogênea (uniformemente distribuída na carroceria), e assim admitimos que o Centro de Gravidade ou CG acha-se no centro do conjunto carroceria e carga. Nesse ponto todas as forças que atuam no conjunto se convergem e se anulam.

Quando o caminhão é beneficiado, o implementador leva em conta o centro de gravidade de todo o conjunto (caminhão + carroceria), para garantir o equilíbrio, a segurança do veículo ao trabalhar e a distribuição de carga por eixo.

Os implementos e equipamentos operacionais devem obedecer a capacidade de carga e dimensões de cada modelo de veículo, para atender as necessidades dos Clientes, as legislações e garantir um bom desempenho e longevidade dos caminhões Ford.

Os seguintes dados são necessários para os cálculos de cargas:

CT: Capacidade Total (carga útil + carroceria)

CED: Carga útil + carroceria no eixo dianteiro

CET: Carga útil + carroceria no eixo traseiro

PBT: Peso Bruto Total

PBTD: Peso Bruto Total no Eixo Dianteiro

PBTT: Peso Bruto Total no Eixo Traseiro

PVOM: Peso do veículo em ordem de marcha

PVOMD: Peso do veículo em ordem de marcha no eixo dianteiro

PVOMT: Peso do veículo em ordem de marcha no eixo traseiro

RESOLUÇÃO 258 DO CONTRAN

Art.3o. Nenhum veículo ou combinação de veículos poderá transitar com peso bruto total

(PBT) ou com peso bruto total combinado (PBTC) com peso por eixo, superior ao fixado

pelo fabricante, nem ultrapassar a capacidade máxima de tração (CMT) da unidade tratora.

Art. 4º. A fiscalização de peso dos veículos deve ser feita por equipamento de pesagem

(balança rodoviária) ou, na impossibilidade, pela verificação de documento fiscal.

Art. 5o. Na fiscalização de peso dos veículos por balança rodoviária será admitida à

tolerância máxima de 5% (cinco por cento) sobre os limites de pesos regulamentares,

para suprir a incerteza de medição do equipamento, conforme legislação metrológica.

Parágrafo único. No carregamento dos veículos, a tolerância máxima prevista neste artigo

não deve ser incorporada aos limites de peso previstos em regulamentação fixada pelo

CONTRAN.

Art. 17. Fica permitida até 31 de dezembro de 2008 a tolerância máxima de 7,5% (sete e

meio por cento) sobre os limites de peso bruto transmitido por eixo de veículos a

superfície das vias públicas. (Prorrogado por liminar até 2012)


Art. 13. Para o cálculo do valor da multa estabelecida no inciso V do art.231 do CTB serão

aplicados os valores em Reais, para cada duzentos quilogramas ou fração, conforme Resolução

136/02 do CONTRAN ou outra que vier substituí-la.

Infração: Média = R$ 85,13 (oitenta e cinco reais e treze centavos);

Penalidade: Multa acrescida a cada duzentos quilogramas ou fração de excesso de peso

apurado, na seguinte forma:

a) até seiscentos quilogramas = R$ 5,32 (cinco reais e trinta e dois centavos);

b) de seiscentos e um a oitocentos quilogramas = R$ 10,64 (dez reais e sessenta e quatro

centavos);

c) de oitocentos e um a um mil quilogramas = R$ 21,28 (vinte e um reais e vinte e oito centavos);

d) de um mil e um a três mil quilogramas = R$ 31,92 (trinta e um reais e noventa e dois centavos);

e) de três mil e um a cinco mil quilogramas = R$ 42,56 (quarenta e dois reais e cinquenta e seis

centavos);

f) acima de cinco mil quilogramas = R$ 53,20 (cinquenta e três reais e vinte centavos).

Medida administrativa: Retenção do veículo e transbordo da carga excedente.


 
Temos diversos vetores e ultrapassar o peso permitido para transporte, pode somar os gastos em todas as direções. Pneus, combustíveis, multas e a maior delas a possibilidade de acidentes.

 
Qualquer veiculo com cargas mal destribuidas, excesso de carga tem alto comsumo de pneus e combustivel.
 
Maiores informações sobre este assunto, solicite-nos uma consultoria.

Economia de pneus

Economia de combustíveis

Pressões

O rodar de um pneu gera atrito em contato com o solo, esse atrito gera calor e esse calor faz com que os pneus de desgastem mais rápido.

Quando falamos de economia de pneus e combustível temos que ser flexiveis a novas tecnologias, a exemplo disto é o uso de nitrogênio e radas de alumínio para decipação de calor gerado pelo atrito e freios de um veiculo de carga.

A redução dos componentes aro, sobre aro, câmara, protetor, talco, também interferem pois os pneus produzitos hoje, são produzidos com alta tecnologia, portanto não podem ser tratados como antigamente.

 
O nitrogênio é um gás puro já o oxigênio possui em sua composição diversos gases, o nitrôgenio a exemplo dos aviões tem grandes efeitos para ecomomia e segurança nos pousos e decolagens.
 
Nâo é dificil implantar esta tecnologia em uma empresa de transporte, o custo x beneficio é realizado e colabora no resultado real da empresa neste setor.
 
 
 
A pressão correta para cada tipo de pneu e cada tipo de frota será a resultante do estudo realizado pelo consultor, este deverá estar munido de informações para adequar a melhor opção para ecomonia da empresa.
 
 
 
Existem diversas formas de controle de pressão dos pneus, a mais moderna que temos notícia trata-se de um equipamento eletrônico de um fabricante frances. Este monitora as pressões internas dos pneumaticos atravéz de um scaner, somente com a proximidade deste junto ao pneu.
 
 
Maiores informações sobre este assunto, solicite-nos uma consultoria.
 
 
Montagem e desmontagem

Absenteísmo

Este é por algumas empresas é desconhecido, mais suas causas são visiveis.

A falta de um profissional por doenças causadas pelo trabalho gera um customuito alto para empresa, tais situações ocorrem e muitas veses ignoradas pelo próprio funcionário que é um dos maiores perdedores nesta questão.

O consultor tem grande responsabilidade nesta questão´pois por estar de frente, e com uma visão externa dos produtivos, pode visualizar praticas prejudiciais a empresa e ao funcionário. Este por sua vez por conta do improviso, executa tarefas muitas vezes improvisando no trabalho.
Infelizmente para todos o barato sairá caro.

 
A orientação correta da utilização de ferramentas, primeiros socorros, alongamentos antes do inicio do trabalho, DST, tabagismo, drogas, normas e procedimentos a serem adotados na empresa ajudam a manter um excelente ambiente, onde todos sairam ganhando.

Maiores informações sobre este assunto, solicite-nos uma consultoria.
 
 
 
Recauchutagem
Logística


Reaproveitamento

Do pneu tudo se aproveita, sim tudo mesmo.

Após ser usado, recauchutado, reformado, remoldado, refrisado, o pneu ainda pode ser pirucado e sua sucata é altamente reaproveitada. É a logística reversa.

Hoje com pneus sucateados se faz: Tapete para carros, tapetes que revestem o Central Park em NY/USA, componente de asfalto, vasos de plantas, decorações, o aço é reaproveitado, ele próprio serve de combustível de usinas de cimento pelo seu alto poder calórico.


 
Temos conhecimentos para orientar governos, cidades empresas a não jogarem fora no lixo estes pneus, além do que, esta pratica sendo exercida óde gerar multas ambientais.
 
Oas pneus reaproveitados geram também créditos de carbono para suas cidades e paises.
 
Maiores informações sobre este assunto, solicite-nos uma consultoria.
 
 
Motoristas

Treinamentos

Movimentação

Softwares

Controle

Performance

Performance
O ajuste da pressão nos seus pneus pode parecer algo banal, mas como todo motorista sabe, trata-se de uma forma simples de aumentar o desempenho do seu veículo durante as curvas.Pressões elevadas aumentam consideravelmente a reposta nas curvas, diminuindo as derrapagens. Entretanto se o pneu estiver muito inflado ele sairá da posição central, perdendo assim superfície de contato com a pista.

Como se faz um pneu

Brincando com a suspensão veicular

A Perucagem

A recapagem, a recauchutagem e a remoldagem são reformas de pneus normatizadas pelo Inmetro. Mas existe uma reforma muito praticada no Brasil, que dizem alguns motoristas, reduzem os custos do transporte.
As carcaças dos pneus, são adquiridas como sucatas, são raspadas e preparadas para receber outra banda de rodagem (superfície do pneu que tem os frisos). As carcaças dos pneus com bandas boas, com frisos acima de 10mm de sulco, mais com a carcaça danificada,são selecionadas para este fim. È retirado o escalpo deste pneu e é aplicado sobre a carcaça anteriormente selecionada, que passa pelo processo re-colagem normal de outra reforma.
O problema, é que não se atenta quanto ao peso, tipologia da carcaça ou da banda de rodagem, o que potencializa o peso e as condições de trabalho e durante a performance de trabalho do pneu no solo, este, perde em refrigeração da carcaça, estrutura, trabalho mecânico e estouram ou causam acidentes com conseqüências mais graves.

Direção Hidráulica e Mecânica


Direção Hidráulica: Tem a finalidade de reduzir o esforço necessário para o motorista esterçar as rodas. Foi idealizada para automóveis principalmente nos casos dos infartados que para não forçarem os braços na região do coração, se cansam menos ao esterças o volante.Funciona por meio de um sistema hidráulico sob pressão que regula o movimento de um pistão em função do ângulo de rotação do volante e da velocidade com que a manobra é realizada. Reduz o desgaste de pneus e prolonga a vida útil das peças agregadas.

Direção hidraulica

Direção hidraulica
Este conjunto é o mais convencional, compõe-se de uma cremalheira , trata-se
de uma barra com dentes em uma de sua superfícies, dentro de um alojamento metálico chamado caixa de direção, este componente é esterçado de um lado
para o outro por um eixo normalmente chamado pinhão ou setor.
Este tem dentes de formato trapezoidal ou retos, orientados na posição reta , transversal ou helicoidais. Este setor trabalha em cima da cremalheira, por ele ficar em um alojamento fixo e a cremalheira ficar em um que dispõe movimentos laterais.
Desta forma são feitos os comandos para direção.

Direção mecânica

Direção mecânica

Balanceamento

Todo conjunto rodante instalado no veículo está sujeito a desequilíbrios que influenciam o desgaste normal do pneu e do conforto ao dirigir, além de reduzir a vida útil dos rolamentos, dos amortecedores e elementos da suspensão e direção do veículo. Os inconvenientes dos desequilíbrios são corrigidos através da operação de balanceamento dos conjuntos rodantes e manutenção preventiva, corretiva e preditiva dos componentes.

Trepidação na direção " XIMMY"

Muita teoria se tem no chamado XIMMY, ou por muitos chamado chimbre, direção trepidando, soltando pipa, dando pulinho, socando, tremendo, instável, entre tantos outros sinônimos.
A grande verdade, é que as origens deste problema demanda de uma série de questões que vamos estudar nos cursos que ministramos. Ja temos ai no site, um demonstrativo de desgaste.
Tambem já temos o estudo das caixas de direção, conhecendo estes dois modelos básicos, ja podemos avaliar alguns defeitos.
Vamos conhecer alguns outros componentes que fazem parte deste conjunto, que por um motivo ou outro, causam desconforto ao dirigir, além de outros componentes.

Desiquilíbrio Estático

Desiquilíbrio Estático
O desequilíbrio estático resulta num comportamento análogo ao de uma roda excêntrica, já que o setor mais pesado do conjunto roda/pneu/protetor/câmara de ar dará golpes contra o solo a cada volta da roda, permitidas pelo curso da suspensão. As trepidações do desbalanceamento estático são até certo ponto absorvidas pela suspensão, contudo poderão causar desgastes mais acelerados do rolamento do cubo e amortecedores.

Desiquilíbrio Dinâmico

Desiquilíbrio Dinâmico
O desequilíbrio dinâmico produz uma alternância do pneu no curso do sistema de direção, resultando num linchamento da rodagem contra o solo em dois pontos, a 90º do setor desbalanceado. Mesmo que este desbalanceamento, devido às absorções do sistema de direção, não chegue um ximmy perceptível ao volante, causará um desgaste mais acelerado dos terminais de direção e rolamento do cubo. O conjunto de rodas, após ser montado e instalado no veículo, está sujeito a desequilíbrios que se traduzem em vibrações, afetando o desgaste do pneu e o conforto, além de reduzir a vida útil dos demais componentes do automóvel, como amortecedores e outros elementos da suspensão. O balanceamento tem por finalidade compensar estes desbalanceamentos de massa nos pneus e aros (e outras peças giratórias), de maneira a impedir o surgimento de vibrações. Há dois tipos de desbalanceamentos: o dinâmico e o estático. Desbalanceamento estático Esse tipo de desbalanceamento resulta em um comportamento análogo ao de uma roda excêntrica, já que o setor mais pesado do conjunto roda/pneu/protetor/câmara dará golpes contra o solo a cada volta da roda. As trepidações que este desbalanceamento causam são até certo ponto absorvidas pela suspensão, mas tendem a causar um desgaste mais acelerado dos rolamentos do cubo e amortecedores. Para realizar o balanceamento estático, pode-se usar uma balanceadora local. Desbalanceamento dinâmico O desbalanceamento dinâmico produz uma alternância do pneu no curso do sistema de direção, resultando em um esmerilhamento da rodagem contra o solo em dois pontos, a 90 graus do setor desbalanceado. Este tipo de desequilíbrio causa um desgaste mais acelerado dos terminais de direção e rolamentos do cubo, além de gerar trepidações no volante, o que é conhecido como "shimmy". Para realizar o balanceamento dinâmico, que é sempre o mais indicado, deve-se usar uma máquina de coluna.