Quando se fala em geometria de direção de caminhões, temos que falar em performance e resultados.
Performance de utilização do caminhão, carreta ou onibus ante ao seu uso sem perder a sua característica, transportar.
Resultados bem, este terá que ser um misto de redução de consumo de combustível e pneus.
Muitos profissionais do ramo vendem serviços a frotistas e prometem esta façanha, e nas promeças são incluidas coisas que não dependem diretamente de sua ação e normalmente por não alcançarem seus objetivos, são trocados por outros que fazem novas previsões.
Tenho por experiência a convicção,que poucos são realmente preparados para executar o que prometem. Muitas vezes mau sabem incluir o principal interessado na questão, o empresário.
Estando o empresário que é o principal lesado nesta questão, envolvido diretamente com a questão as decisões poderam ser tomadas.
Sendo nomeado pelo empresário o executivo de economia de pneus e combustível, o empresário ciente que para economizar terá que estar comprometido com os resultados e pronto para agir nos vetores indicados por este consultor, o trabalho poderá ser iniciado.
Temos que ter conhecimento que este serviço atuará na redução do custo atual, mais esta redução esta vinculada a mudanças e gastos iniciais. Estas mudanças podem incomodar alguns setores e neste caso a presença do diretor da empresa é fundamental.
É imprescindivel que este consultor promova reuniões e treinamentos com todos os níveis hierarquicos envolvidos, desta forma ele terá a ajuda e compreensão dos colaboradores.
Seu papel ali tem que ser bem claro e este deve ser explicado para o sucesso desta consultoria, o consultor esta ali para somar e alcançar resultados. Assessorar a chefia, gerencia, operaodores unir a empresa para alcançar os resultados expressivos onde todos irão ganhar.
Conhecendo nossos iténs de trabalho.
Alinhamento ou Geometria?
Alinhamento de direção é o ato de colocar os eixos paralelos entre si, um na frente do outro, sem que estes façam trajetos opostos.
Geometria chama-se o ajuste dos ângulos que envolvem os mecanismos da caixa de direção e seus agregados, todos as peças devem ser ajustadas para que funcionem perfeitamente.
Cambagem
Engana-se quem pensa que ao levar seu caminhão em um truck center e detectado a cambagem errada, pode-se desempenar por meio hidráulico. A cambagem do caminhão é localizada na manga de eixo, quando esta empenada, troca-se a manga, se esta fora de medida ainda pode ser problema de embuchamento folgado.
Fazer cambagem em caminhões é trocar a manga de eixo, de outra forma não é possivel.
KPI - King Ping Inclination ou Inclinação do pino mestre
O ângulo indica quando forra de medida, que o eixo esta empenado. Pode ser desempenado com auxilio de força hidraulica, existem equipamentos próprios para este fim.
Não podemos confundir cambagem com KPI, desgastam pneus da mesma forma, porém fazendo a cambagem atravez do KPI, estaremos provocando a redução da vida dos rolamentos dianteiros.
Caster
Este ângulos permite que ao conduzir um veiculo em uma curva, o volante tende a girar sozinho ao sair da curva.
Em alguns casos se diferente de um lado para o outro, identifica que o eixo esta torcido.
Giro máximo
Ângulo que mede o máximo de exterção de uma roda ao ser girada, caso este estever desregulado o pneu poderá ser danificado ao roçar contra peças da suspensão;
Convergência
Pneus
Suspensão
Os tensores tem divrsos tamanhos e formatos, as veses são fixos e em outras são rosqueáveis permitindo regulagens.
Os conjuntos de eixos com tendo tres unidades é capcitado para transportar 25 tons, podem ser compostos por molas elipticas ou folies de ar.
Suspensão pneumatica fixa, suavisa o rolamento dos pneus permitindo um rodar mais suave.
Este tipo de componente deu um nome as carretas que o compõe ( Wanderleia), isso porque o eixo tem giro livre. São muito utilizados em carretas com grandes extensões e eixos distanciados, permitindo maiores condições de manobra.
Suspensão Tanden utilizada em caminhões com acentuada força de tração.
Kit de suspensão para trucar caminhões (truck) em Ingles significa caminhão, no Brasil adaptamos chamar o caminhão com um único eixo de toco, e os de dois ou trei eixos de trucado.
Maiores informações sobre este assunto, solicite-nos uma consultoria.
Tipos de caminhões
Lei da balança
Especificações de Carga e
Cálculos
O conjunto
da carroceria e a carga nela contida sobre o chassi do caminhão é chamada Carga
Útil +Carroceria.
Cada
modelo de caminhão tem sua capacidade de carga útil + carroceria especificada e
legalmente registrada,
como característica do projeto.
Para os
cálculos da distribuição da carga útil + carroceria entre os eixos dianteiro e
traseiro(s) do caminhão, consideramos
a carga como homogênea (uniformemente distribuída na carroceria), e assim
admitimos que o Centro de
Gravidade ou CG acha-se no centro do conjunto carroceria e carga. Nesse ponto
todas as forças que atuam
no conjunto se convergem e se anulam.
Quando o
caminhão é beneficiado, o implementador leva em conta o centro de gravidade de
todo o conjunto (caminhão
+ carroceria), para garantir o equilíbrio, a segurança do veículo ao trabalhar
e a distribuição de carga por
eixo.
Os
implementos e equipamentos operacionais devem obedecer a capacidade de carga e
dimensões de cada modelo de
veículo, para atender as necessidades dos Clientes, as legislações e garantir
um bom desempenho e
longevidade dos caminhões Ford.
Os
seguintes dados são necessários para os cálculos de cargas:
• CT: Capacidade Total (carga útil +
carroceria)
• CED: Carga útil + carroceria no eixo
dianteiro
• CET: Carga útil + carroceria no eixo
traseiro
• PBT: Peso Bruto Total
• PBTD: Peso Bruto Total no Eixo Dianteiro
• PBTT: Peso Bruto Total no Eixo Traseiro
• PVOM: Peso do veículo em ordem de marcha
• PVOMD: Peso do veículo em ordem de marcha
no eixo dianteiro
• PVOMT: Peso
do veículo em ordem de marcha no eixo traseiro
RESOLUÇÃO 258 DO CONTRAN
Art.3o. Nenhum veículo ou combinação de veículos poderá transitar
com peso bruto total
(PBT) ou com peso bruto total combinado (PBTC) com peso por eixo,
superior ao fixado
pelo fabricante, nem ultrapassar a capacidade máxima de tração
(CMT) da unidade tratora.
Art. 4º. A fiscalização de peso dos veículos deve ser feita por
equipamento de pesagem
(balança rodoviária) ou, na impossibilidade, pela verificação de
documento fiscal.
Art. 5o. Na fiscalização de peso dos veículos por balança
rodoviária será admitida à
tolerância máxima de 5% (cinco por cento) sobre os limites de
pesos regulamentares,
para suprir a incerteza de medição do equipamento,
conforme legislação metrológica.
Parágrafo único. No carregamento dos veículos, a
tolerância máxima prevista neste artigo
não deve ser incorporada aos limites de peso previstos em
regulamentação fixada pelo
CONTRAN.
Art. 17. Fica permitida até 31 de dezembro de 2008 a tolerância
máxima de 7,5% (sete e
meio por cento) sobre os limites de peso bruto transmitido por
eixo de veículos a
superfície das vias públicas. (Prorrogado
por liminar até 2012)
Art. 13. Para o cálculo do valor da multa estabelecida no inciso V
do art.231 do CTB serão
aplicados os valores em Reais, para cada duzentos quilogramas ou
fração, conforme Resolução
136/02 do CONTRAN ou outra que vier substituí-la.
Infração: Média = R$ 85,13 (oitenta e cinco reais e treze
centavos);
Penalidade: Multa acrescida a cada duzentos quilogramas ou fração
de excesso de peso
apurado, na seguinte forma:
a) até seiscentos quilogramas = R$ 5,32 (cinco reais e trinta e
dois centavos);
b) de seiscentos e um a oitocentos quilogramas = R$ 10,64 (dez
reais e sessenta e quatro
centavos);
c) de oitocentos e um a um mil quilogramas = R$ 21,28 (vinte e um
reais e vinte e oito centavos);
d) de um mil e um a três mil quilogramas = R$ 31,92 (trinta e um
reais e noventa e dois centavos);
e) de três mil e um a cinco mil quilogramas = R$ 42,56 (quarenta e
dois reais e cinquenta e seis
centavos);
f) acima de cinco mil quilogramas = R$ 53,20 (cinquenta e três
reais e vinte centavos).
Medida administrativa: Retenção do veículo e transbordo da carga
excedente.
Temos diversos vetores e ultrapassar o peso permitido para transporte, pode somar os gastos em todas as direções. Pneus, combustíveis, multas e a maior delas a possibilidade de acidentes.
Qualquer veiculo com cargas mal destribuidas, excesso de carga tem alto comsumo de pneus e combustivel.
Maiores informações sobre este assunto, solicite-nos uma consultoria.
Economia de pneus
Economia de combustíveis
Pressões
O rodar de um pneu gera atrito em contato com o solo, esse atrito gera calor e esse calor faz com que os pneus de desgastem mais rápido.
Quando falamos de economia de pneus e combustível temos que ser flexiveis a novas tecnologias, a exemplo disto é o uso de nitrogênio e radas de alumínio para decipação de calor gerado pelo atrito e freios de um veiculo de carga.
A redução dos componentes aro, sobre aro, câmara, protetor, talco, também interferem pois os pneus produzitos hoje, são produzidos com alta tecnologia, portanto não podem ser tratados como antigamente.
O nitrogênio é um gás puro já o oxigênio possui em sua composição diversos gases, o nitrôgenio a exemplo dos aviões tem grandes efeitos para ecomomia e segurança nos pousos e decolagens.
Nâo é dificil implantar esta tecnologia em uma empresa de transporte, o custo x beneficio é realizado e colabora no resultado real da empresa neste setor.
A pressão correta para cada tipo de pneu e cada tipo de frota será a resultante do estudo realizado pelo consultor, este deverá estar munido de informações para adequar a melhor opção para ecomonia da empresa.
Existem diversas formas de controle de pressão dos pneus, a mais moderna que temos notícia trata-se de um equipamento eletrônico de um fabricante frances. Este monitora as pressões internas dos pneumaticos atravéz de um scaner, somente com a proximidade deste junto ao pneu.
Maiores informações sobre este assunto, solicite-nos uma consultoria.
Montagem e desmontagem
Absenteísmo
Este é por algumas empresas é desconhecido, mais suas causas são visiveis.
A falta de um profissional por doenças causadas pelo trabalho gera um customuito alto para empresa, tais situações ocorrem e muitas veses ignoradas pelo próprio funcionário que é um dos maiores perdedores nesta questão.
O consultor tem grande responsabilidade nesta questão´pois por estar de frente, e com uma visão externa dos produtivos, pode visualizar praticas prejudiciais a empresa e ao funcionário. Este por sua vez por conta do improviso, executa tarefas muitas vezes improvisando no trabalho.
Infelizmente para todos o barato sairá caro.
A orientação correta da utilização de ferramentas, primeiros socorros, alongamentos antes do inicio do trabalho, DST, tabagismo, drogas, normas e procedimentos a serem adotados na empresa ajudam a manter um excelente ambiente, onde todos sairam ganhando.
Maiores informações sobre este assunto, solicite-nos uma consultoria.
Recauchutagem
Logística
Reaproveitamento
Do pneu tudo se aproveita, sim tudo mesmo.
Após ser usado, recauchutado, reformado, remoldado, refrisado, o pneu ainda pode ser pirucado e sua sucata é altamente reaproveitada. É a logística reversa.
Hoje com pneus sucateados se faz: Tapete para carros, tapetes que revestem o Central Park em NY/USA, componente de asfalto, vasos de plantas, decorações, o aço é reaproveitado, ele próprio serve de combustível de usinas de cimento pelo seu alto poder calórico.
Temos conhecimentos para orientar governos, cidades empresas a não jogarem fora no lixo estes pneus, além do que, esta pratica sendo exercida óde gerar multas ambientais.
Oas pneus reaproveitados geram também créditos de carbono para suas cidades e paises.
Maiores informações sobre este assunto, solicite-nos uma consultoria.
Motoristas
Treinamentos
Movimentação
Softwares
Controle